sexta-feira, 25 de setembro de 2009

E a primavera chegou no Hemisfério Sul

Heliconius erato phylis (Fabricius, 1775) - Os adultos dessa espécie (Lepidoptera; Nymphalidae) costumam pairar no ar à procura de flores e néctar, sendo que sua coloração contrasta com a vegetação. Pode ser observada o ano todo, mas quando as temperaturas baixam de 15°C ou passam dos 35°C ela está ausente o que corresponde a sua diapausa invernal e estival. Espécie que possui toxina repelente em seu corpo, proveniente do metabolismo digestivo em relação com a planta hospedeira (Passiflora missera).

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Realizando o seu papel na natureza, mas ameaçada pelo homem!!


O conhecido xaxim (Dicksonia sellowiana) é o feto arborescente da família das Dicksoneáceas, esta espécie é nativa da Mata Atlântica e América Central. Durante muitos anos utilizou-se o xaxim para confecção de vasos de flores, como isolante no telhado de residências ou como substrato para outras plantas como as orquídeas e as carnívoras. Devido a exploração desenfreada em seus hábitats de origem, essa espécie se tornou ameaçada de extinção, sendo proibido o seu corte. O xaxim vem sendo substituído, na maioria dos casos, pela fibra de coco.

Portanto, se você encontrar xaxim sendo comercializado no mercado tenha certeza que é ilegal, denuncie.

Esse lindo exemplar, centenário, foi fotografado nas matas do município de Anitápolis, Serra Catarinense, podendo ser observado com frequência nessa região. O municipio abriga uma rica e bem preservada Floresta Atlântica, mas que está ameaçada de desaparecer pela instalação de uma mina de fosfato em seu território. Até onde chegará a ignorância da humanidade?




terça-feira, 15 de setembro de 2009

Borboleta sara

Heliconius sara (Fabricius, 1793) - É uma borboleta que pertence a familia Nymphalidae. É uma espécie que habita a América do Sul e Central. Borboleta que mede de 6 a 8 cm com cores: azul, branca e preta.